Dois blogueiros, uma Estatal e a Velha Mídia

O Idelber e o Sergio Leo entraram num debate acalorado sobre a imprensa brasileira há umas semanas, e para piorar a nossa poderosa Petrobras resolveu colocar mais lenha na fogueira criando um blog para achincalhar os jornalistas que se propuserem a entrar em contato com a empresa para apuração de uma matéria. Eu poderia ficar aqui por linhas e linhas discorrendo sobre a discussão, mas não vou.  A discussão da maneira que está sendo conduzida, a meu ver, é infrutífera, ou nas palavras do Stanislaw Ponte Preta, “só vai gerar perdigotos”. Respeito os dois blogueiros para cacete, mas tenho cá minhas questões mal resolvidas com a maneira como os dois se colocam a respeito do assunto.

Sergio Leo é jornalista. Jornalista do ‘Valor’, um jornal que faz parte de um dos maiores grupos da imprensa brasileira. Fica difícil crer na isenção total do SLeo, especialmente quando ele levanta uns argumentos que lá em casa seriam chamados de corporativismo. Se a Petrobras divulga as perguntas feitas pelo veículo de imprensa antes que o veículo publique, o furo de reportagem é detonado. Se as respostas da empresa forem sólidas e factíveis ao ponto de esvaziar a denúncia, então eu acho que não faz sentido publicar a matéria. Invertendo a brincadeira, se a empresa não souber responder, a matéria ficará ainda mais adocicada.

O Idelber, por sua vez, depois de chamar a Folha de São Paulo de “organização criminosa” só me confirmou uma sensação que eu tenho tido há alguns meses acompanhando o blog do Professor. Maniqueísmo dos brabos! É só ver quem ele normalmente alinha como sendo “do mal” e quem ele normalmente cita como exemplo de jornalista e você vai entender do que estou falando. Não é bem um pecado ser maniqueísta, mas temos de admitir que nossa visão fica meio turva se olharmos tudo por esse espectro.

***   ***   ***   ***

Enquanto todo mundo discute sobre o blog da Petrobras ou a CPI pilantra que a oposição resolveu inventar, ninguém mais faz perguntas pertinentes. Por exemplo, quem tem medo de uma CPI da Petrobras? Onde os grandes jornais encontram indícios para açoitar tanto a empresa? Montar um blog para se defender de futuras acusações é mais inteligente do que simplesmente deixar a verdade aparecer para provar a sua inocência? Qual é o real espaço dado ao governo pelos principais veículos da imprensa para que ele se defenda de acusações?

Vou contar só uma historinha para provocar os mais exaltados. Eu tenho uma grande amiga que trabalha na Petrobras há 21 anos. Funcionária concursada e competentíssima, foi filiada ao PT até 2004. Depois disso, segundo ela foi difícil continuar conivente com o partido. Fiz questão de decorar uma frase que ela usou muito boa: “O governo FH tentou matar de fome a galinha dos ovos de ouro para vender a preço de frango velho na feira. O governo do PT alimentou a galinha, deu ração da melhor qualidade e reformou o galinheiro, mas colocou como sentinela meia dúzias raposas espertas, que sabem que mais valem mil ovos na mão do que uma galinha na panela.”

***   ***   ***   ***

E ainda esquecemos da imprensa brasileira. Qual é o papel da imprensa nesse contexto? É alimentar o Fla x Flu ideológico com sandices e polarizar a discussão? Não seria mais digno colocar cartas na mesa e dizer a quem serve e por quê? Não vejo nada demais num veículo se opor ao governo, mas que isso seja feito de forma transparente. O contrário também vale como verdade, se quiseres ser chapa branca, seja com dignidade.

E aí eu olho para o lado e vejo a maneira sensacionalista como é coberto um acidente de avião, um bárbaro crime familiar ou um sequestro seguido de morte e fico sinceramente enojado.

*** *** *** *** *** ***

Update – O Sergio Leo me corrigiu, o Valor pertence a dois grupos Jornalísticos diferentes, dos grandes, mas diferentes e com interesses distintos. Bem, muito mais interessante foi o seu post definitivo sobre o assunto em que ele finge que não vai mais falar a respeito mas se explica muito bem o que quis dizer antes. Sensacional.

———-

Originalmente publicado em 8 de junho de 2009.

Deixe um comentário

