Forrest Gump

Eu gosto um bocado de cinema. Não que eu tenha visto todos os clássicos do cinema, longe disso, mas eu vejo filmes o suficiente para falar com tranquilidade sobre o tema. Vamos dizer que em uma discussão sobre o tema, se houver alguém que realmente entenda de cinema eu consiga acompanhá-lo, e isso me basta.

Mesmo assim meu filme preferido é “Forrest Gump”, aquele mesmo, do Robert Zemeckis estrelado pelo Tom Hanks.

Eu sei que o filme é uma patriotada, um jeito bonitinho de falar sobre o sonho americano, que a trama se passa pelo período da história em que a hegemonia norte americana sobre o ocidente se consolida, mas não é isso que me prende quando eu assisto ao filme.

O que realmente me prende é a história do sujeito que testemunha a história e simplesmente não se importa com isso. Que não consegue ver a grandiosidade que as pessoas atribuem às coisas. Um sujeito que acha que os bombons que a vida nos oferece podem ser a coisa mais importante que haja para se desfrutar.

O filme é sobre a jornada de um ingênuo através de uma vida atribulada. Sua relação quase pueril com a mulher que ama, a relação paternal construída com um homem que odeia a própria vida, a amizade com alguém tão ingênuo quanto ele, e ao mesmo tempo a contraposição das duas idéias basais do filme: somos nós quem fazemos nosso destino ou somos apenas levados pelas circunstâncias?

Só que tudo isso é bobagem. “Forrest Gump” é meu filme favorito porque até hoje ele me emociona demais. Seja chorando, rindo ou sentindo raiva. E talvez o filme me toque tanto no que tange os sentimentos que eu simplesmente não tenha coragem de racionalizar mais a respeito e destruir uma relação fundamentada em um amor cego e meio idiota. Um amor ingênuo.

———-

Originalmente publicado em 29 de maio de 2009.

Deixe um comentário

