A Maratona do Oscar 2013

Como já é uma tradição, eu vou ver os filmes indicados ao Oscar desse ano.

Tradição que tem três anos, na verdade. No primeiro ano, o Leitor Oculto sugeriu e Tom e eu topamos ver os filmes indicados ao Oscar de melhor filme. No ano seguinte decidimos expandir um pouco e vimos todos os filmes mencionados nas seguintes categorias: filme, diretor, ator e coadjuvante, atriz e coadjuvante, roteiros originais e adaptados, montagem e fotografia.

Esse ano fomos mais ousados e decidimos incluir na lista anterior figurino, direção de arte, maquiagem, efeitos visuais e filme estrangeiro.

São 32 (trinta e dois, isso mesmo) filmes para ver em 46 dias (período que vai do dia da indicação ao dia da premiação). Ok, alguns desses eu já tinha visto, foram lançamentos do último verão americano, ou mesmo filmes que chegaram por aqui agora.  A lista de todos os filmes que vou assistir está aqui, numa planilha que eu montei de todo o coração para quem quiser usar como guia.

A grande alegria desse ano é que a maior parte dos filmes indicados nas categorias principais poderiam ser vistos no cinema, que é lugar de ver filme.

Bem, na lista aí eu já tinha visto Os Vingadores, Prometheus, Skyfall, O Hobbit, Espelho Espelho Meu e As Aventuras de Pi no cinema, antes mesmo de sair a lista de indicados.

Aí assim que saiu a lista, eu me antecipei em ver os filmes que já estavam em cartaz ou que já tinham saído das salas. Então entre o dia 10/01 e o dia 17/01, eu pretendo ver 12 filmes. No momento em que publico esse post, já foram seis.

Ao longo da maratona eu devo escrever sobre um filme ou outro. Até gostaria de escrever sobre todos, mas umas porcarias tipo Branca de Neve e o Caçador não merecem o esforço. Mas prometo que, se não escrever sobre cada um individualmente, faço um texto falando de cada um dos nove indicados a melhor filme.

Agora vocês me dão licença, porque eu tenho uns filmes pra assistir.

Deixe um comentário

